terça-feira, 5 de julho de 2011

Decpção não Mata Ajuda a Viver...

Decepção....As melhores intençoes são acompanhadas por decepções...

Oh chega de decepções, estou tão machucada, me doem a nuca, a boca, os tornozelos, fui chicoteada nos rins. Clarice Lispector

Segundo o Michaelis, decepção:  1 Ação de enganar, engano. 2 Surpresa desagradável. 3 Desilusão. 4 Logro. 5 desapontamento.


Segundo eu mesma, decepção: por acreditar tanto nas pessoas, nas suas atitudes, nas suas palavras, que tenho um coração frio...com pouco espaço para novas amizades e principalmente para novos amores...mas quem manda nos nossos sentimentos? Quem manda acreditarmos cegamente nas pessoas? Quem manda nos entregarmos a situações? Decepção já se tornou uma palavra comum, em minha vida...e assim vou-me tornando cada vez mais fria, mais desconfiada...até o momento que certamente viverei sozinha... 

Mas porque nos decepcionamos com uma pessoa, com um acontecimento, com uma situação ou com a vida?


Certamente você já disse: Nossa, que decepção... Jamais poderia esperar isso dessa pessoa!
Na realidade, a pessoa em questão, a que causou a decepção, pode estar isenta de qualquer maldade pela sua atitude. O problema maior está na forma que queremos que as pessoas sejam ou nos vejam.

O outro só fez a parte dele. Na realidade a pessoa sempre foi o que está demonstrando naquele momento.
A decepção é um sentimento tão frustante, talvez seja para mim, uma das sensações que mais me entristece, me deixa abatida, me impede de continuar, me bloqueia, me faz sentir culpa, sem saber mais o que é certo ou errado, tenho insônia, falta de apetite e fico incrédula com as pessoas.
Será que criamos expectativas altas demais? Ou será que as expectativas eram normais, próprias e adequadas, mas a decepção teimosamente nos bate à porta?
Será um problema de ansiedade, de querermos tanto que algo se realize, que tanto aconteça?
Será que somos exigentes demais, e exigimos dos outros, coisas que nem nós próprios sabemos fazer?
Será que as decepções só acontecem aos emotivos? Aos frágeis? Aos corajosos? Aos exagerados? Aos idiotas? 
Temos que analisar este ponto para nos policiarmos e nunca esperarmos das pessoas aquilo que elas não conseguem nos dar. Depois das várias lições, pude perceber, acredite: era eu mesma quem me feria. Nunca foram as pessoas. Elas, na realidade, nunca me prometeram nada. Eu é que esperava mais delas.
Por isso nunca devemos considerar uma verdade como eterna. Ela simplesmente espelha um momento, uma fração de segundo. Depois tudo tende a se modificar porque as energias se transformam. 

Enquanto você está lendo este texto certamente está analisando a sua vida e encontrando novamente os momentos que te magoaram profundamente, simplesmente porque a sua expectativa não foi recompensada conforme seu desejo.

Mas o pior de sentir-se decepcionada, enganada, machucada, a maioria das pessoas te pede para reagir…. Como se faz para Reagir? Reagir é voltar a agir! Para voltar a agir, é preciso ter vontade de agir. E o mundo que nos rodeia, exigente, que não tolera a insatisfação, não tolera tristezas, que quer-nos lindos, contentes, sorrizinhos, arranjados, elegantes, perfeitos, e todos nos pedem, “Vá reage, faz qualquer coisa, tens de melhorar! Lá estás tu com o teu pessimismo!…”. E para culminar, lá dizem a frase: “Não percebo, porque ficas assim, não é caso para isso!”.  E nós, envolvidos num manto negro de tristeza, de amargos na boca, de nós no estômago, de dedos das mãos frios, de joelhos ligeiramente a quebrar, ficamos perplexos a olhar para aquela gente que nos diz “Que não é nada!”. Não é nada??? Mas não percebem, que para nós é TUDO! Que nos deixou molhados de suores frios, que o nosso coração saltou, mexeu-se e e nos deixou com taquicardia, que houve um corte a meio dos nossos pulmões, e os pôs a trabalhar em limites mínimos, que sentimos o sangue a parar nas veias e que fomos invadidos por um vento frio e quente, que levantou todas as areias no ar que  nos sufocam e nos cegam? Pois, não vêem isto? Ha!!! Faltam as lágrimas? Ah, as lágrimas, as piegas lágrimas, que comovem os outros….. Mas olhem, os decepcionados não choram por fora, choram por dentro! Choram, choram, choram, até ficar secos, como um solo africano, seco, ressequido, morto…. 
"Eu sei perdoar, só não sei esquecer...(é Fato)
 

5 comentários:

  1. Perdoar; nunca fui bom nisso.

    ResponderExcluir
  2. Amora, estou com vc.... PRA SEMPRE...
    amo INFINITO

    ResponderExcluir
  3. Pode-se perdoar, mas esquecer, isso, é impossível..(Honoré de Balzac)

    adooorei seu blog..
    =)
    bjuu

    ResponderExcluir
  4. Continuo com meu principio de que no fundo em algum momento justamente pelas opiniões, todo mundo de alguma forma vai te fazer sofrer, o que vai variando é a intensidade... A questão é, por quem vale a pena sofrer?

    ...

    ResponderExcluir
  5. Parabéns! Vc descreveu o que realmente é uma decepção.

    ResponderExcluir